Tipos de óleo de motor e como escolher: 15W40, 20W50 ?

Muitas pessoas passam anos dirigindo e trocando de óleo sem saber ao certo o que significam os números com um “W” no meio entre as embalagens de motor. Esses números fazem parte da uma classificação da Society of Automotive Engineers (SAE) que faz referência a viscosidade dos óleos a 100oC. Cada um dos números representa um escala: baixa temperatura, antes do “W”, e alta temperatura, que está localizada depois do “W”. A letras “W” vem da palavra inglesa Winter, que em português significa inverno.

Essa numeração é importante pois ela vai indicar o óleo ideal para o seu carro ou mesmo qual o melhor para substituição, pois quanto maior o número, maior a viscosidade do óleo para lidar com altas temperaturas e vice-versa. Por exemplo, se seu carro requer um óleo 15W40, e você não encontra no posto de gasolina, você sempre pode optar por um óleo cujo o número anterior seja menor que 15 e o posterior seja maior que 40. Fazendo isso, você garante que o óleo vai suportar baixas temperaturas sem solidificar-se ou prejudicar a bombealidade.

O contrário não é recomendado. Agora você não precisa mais ficar na dúvida quando for trocar o lubrificante para o motor de seu carro. Pegue o manual de instruções e veja qual são as viscosidades indicadas para seu veículo.

por: http://www.carrodegaragem.com/tipos-de-oleo-de-motor-e-como-escolher-15w40-20w50/ | postado em: 21/06/2016
clique nas imagens para ampliar.

Dicas e notícias

Newsletter

Cadastre-se abaixo e fique por dentro das novidades da Futura Aditivos!

Futura nas redes sociais

Copyright © Futura Aditivos Ltda. - Todos os direitos reservados - 2011 - 2019
Endereço: Avenida João XXIII, 1160 - Bloco F1 - Jd. São Pedro - Mogi das Cruzes/SP
Cep: 08830-000 - Tel.: (11) 4793 7400
contato@futuraaditivo.com.br